O cooperativismo se iniciou através de alguns pensadores que visavam organizar cooperativas de trabalho, afim de terminar com o lucro e as indústrias inúteis. Jonh Bellrs foi um deles.
Baseado na história de 27 operários, com eles 1 mulher, foi criada a 1ª cooperativa, situada no condado de Lancashire na Inglaterra, que foi chamada de "Os pioneiros de Rochedale".
Ao longo dos anos, o cooperativismo transformou-se em alternativa viável, na geração de trabalho e renda à população de muitos países, e vem cumprindo sua função no desenvolvimento dos setores urbano e rural.
De acordo com a ACI - Aliança Cooperativa Internacional, a definição de cooperativa ficou assim estabelecida: " Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida".
Para a fundação de uma cooperativa que venha a dar certo, precisamos adotar alguns princípios. Temos então os 7 princípios do cooperativismo:
- Adesão voluntária e livre;
- Gestão democrática dos membros;
- Participação Econômica dos membros;
- Autonomia e Independência;
- Educação, formação e informação;
- Intercooperação;
- Interesse pela comunidade;
- Autonomia e Independência;
- Educação, formação e informação;
- Intercooperação;
- Interesse pela comunidade;
Venha fazer parte!